Principais pontos turísticos de Alexandria
Os principais pontos turísticos de Alexandria revelam a fascinante mistura de culturas que definem esta cidade histórica. Ao planejar o que fazer em Alexandria, estes monumentos icônicos não podem faltar em seu roteiro.
Bibliotheca Alexandrina
A imponente Bibliotheca Alexandrina, inaugurada em 16 de outubro de 2002, homenageia a antiga Biblioteca de Alexandria destruída séculos atrás.
Com um custo de 220 milhões de dólares, esta obra arquitetônica tornou-se referência cultural no norte da África.
Seu design contemporâneo apresenta um impressionante domo de vidro com 120 metros de diâmetro, cobrindo uma sala de leitura principal de 20 mil metros quadrados.
Muito mais que um repositório de livros, o complexo abriga quatro museus (Antiguidades, Manuscritos, Sadat e Ciência), auditórios, laboratórios e um planetário.
A biblioteca possui a maior coleção de livros da África e a maior coleção de obras em francês no mundo árabe.
Forte Qaitbay
Construído em 1477 pelo Sultão Al-Ashraf Qaitbay, este forte defensivo ocupa exatamente o local onde se erguia o antigo Farol de Alexandria, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.
Estrategicamente posicionado na ponta da Ilha do Farol, no porto leste da cidade, a fortaleza foi projetada para proteger Alexandria de invasões.
Atualmente, o forte abriga um pequeno museu naval e oferece vistas panorâmicas deslumbrantes do Mar Mediterrâneo. A entrada custa aproximadamente EGP 60,00 (cerca de USD 3,40).
Catacumbas de Kom el Shoqafa
Descobertas acidentalmente em 1900 quando um burro caiu no poço de acesso, estas catacumbas são consideradas uma das Sete Maravilhas da Idade Média.
Este complexo funerário foi utilizado do século II ao século IV d.C. e revela uma impressionante fusão de elementos culturais romanos, gregos e egípcios.
Nas paredes túmulares, estátuas exibem estilos egípcios com roupas e cabelos romanos, enquanto figuras mitológicas greco-romanas aparecem ao lado de símbolos faraônicos.
Uma escada circular leva às câmaras funerárias escavadas na rocha, onde três sarcófagos foram encontrados junto com outros restos humanos e animais.
Pilar de Pompeu
Apesar do nome enganoso, este monumento não tem relação com o general romano Pompeu. A coluna, com 20,46 metros de altura e 2,71 metros de diâmetro na base, é feita de granito vermelho de Assuão e pesa aproximadamente 285 toneladas. Incluindo a base e o capitel, atinge 26,85 metros de altura.
Acredita-se que foi erguida em honra ao imperador Diocleciano no século III d.C., para celebrar sua vitória sobre o general Aquileu. O pilar está situado no sítio arqueológico onde ficava o templo do Serapeu.
Anfiteatro Romano de Kom el-Dikka
Este teatro romano, descoberto por acaso em 1960, é o único encontrado até hoje em Alexandria. Construído no século IV d.C., o anfiteatro comportava até 600 espectadores e funcionou até o século VII.
Com 13 fileiras feitas de mármore branco e colunas de granito, o teatro é parte de um impressionante complexo arqueológico que inclui também banhos romanos e uma villa com mosaicos coloridos.
O sítio oferece uma janela única para a presença romana no Egito.